Ressonância Magnética

Você está em - Especialidades - Ressonância Magnética

O que é?

A ressonância magnética é um método novo e revolucionário de imagem. Baseia-se nos efeitos físicos e químicos de um alto campo magnético, aplicados ao paciente, que se traduzem em imagens com alta definição do corpo humano. O método se tornou mais popular nos anos 1990 e vem se aprimorando, tornando-se cada vez mais rápido e eficiente.

Ressonância

Como é feito?

A maioria dos exames de ressonância tem duração de 15 a 20 minutos. Pode ser necessário o uso de um contraste injetado na veia em alguns casos. O contraste é seguro, com raros relatos de reações alérgicas leves. Sempre que for utilizado, um médico estará acompanhando o exame.

A ressonância magnética é um método que não utiliza radiação, portanto, não oferece riscos à saúde dos pacientes.  

Por trabalhar com um alto campo magnético, existem algumas restrições importantes que você precisa conhecer.

É necessário algum preparo?

Não é permito a entrada de pacientes com aparelhos de marca-passo cardíaco. Você deve informar sempre que possuir qualquer material metálico como pinos, placas, parafusos ou “stents” coronarianos, sendo que a maioria desses é seguro para realização do exame.

Para entrar na sala do aparelho você deve retirar todo material metálico do corpo, como brincos, colares, cintos e outros, bem como guardar seus pertences, como relógio e cartões magnéticos. Eles podem interferir com a qualidade da imagem, bem como serem degradados ao entrarem em contato com o alto campo do aparelho.

AGENDAR EXAME