Outubro Rosa

Você está em - Artigos e Notícias - Outubro Rosa

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) renova seu pacto pela saúde das mulheres. O Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, vem, neste ano, derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

Outubro Rosa

Este mês inteiro será destinado a levar informações sobre a importância da detecção precoce e o incentivo para que as mulheres conheçam suas mamas e possam ficar atentas para alterações suspeitas. A atriz e cantora Zezé Motta é a madrinha da campanha. 

Com esse foco, o INCA/SAS/MS, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Ciência e Tecnologia do Rio e a administração do Parque de Madureira, realiza uma série de atividades. As cinco Naves do Conhecimento e a Praça do Conhecimento, na cidade do Rio, vão exibir exposição virtual retratando a história do controle do câncer de mama no Brasil. A mostra é fruto do projeto História do Câncer, parceria entre o INCA e a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

As Naves, localizadas nos bairros de Padre Miguel, Santa Cruz, Bangu, Madureira, Irajá e Penha, ainda vão exibir filmes com temática feminina e o quiz "Mitos e verdades sobre câncer de mama", que, com a presença de técnicos do INCA, vai proporcionar atividades de educação e informação. A agenda vai acontecer durante todo o mês de outubro.

E no dia 17, o Instituto promove confraternização com as pacientes do HC III (Unidade do INCA que trata exclusivamente de pacientes com câncer de mama). Café da manhã, palestras e atividades culturais vão preencher o dia "rosa" das mulheres: pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

Números

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

Detecção precoce

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Programa de Qualidade em Mamografia

A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu, a partir deste ano, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do País. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.

Parcerias

O Outubro Rosa do INCA também tem como parceiros as empresas Cia. Aérea Bondinho Pão de Açúcar, Autoviação 1001, MovTv/Orla TV, Transmania, Canal Saúde e Delta Airlines, que vão apoiar a causa com a exibição do vídeo da campanha; distribuição de material informativo e iluminação em rosa de alguns pontos culturais.

Naves do Conhecimento

  • Nave do Conhecimento jornalista Tim Lopes (Santa Cruz) - Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Izabel – Largo do Bodegão
  • Nave do Conhecimento Professora Claudia Martins Augusto Jesus (Irajá) - Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº
  • Nave do Conhecimento sambista Silas de Oliveira (Madureira) - Parque de Madureira (Portão de acesso em frente à Rua Manuel Marques)
  • Nave do Conhecimento jornalista Joelmir Beting (Penha) - Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha - Zona da Leopoldina)
  • Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento (Vila Aliança – Bangu) - Rua Antenor Corrêa, nº 1 (acesso pela Estrada do Taquaral)

AGENDAR EXAME