Tomografia Computadorizada

Você está em - Especialidades - Tomografia Computadorizada


O que é Tomografia?

A tomografia é um procedimento que produz imagens claras de qualquer parte do corpo humano. É totalmente indolor e não apresenta nenhuma contraindicação.

Como é feito o exame?

O paciente permanecerá deitado e imagens da região a ser estudada são captadas por um arco. O único desconforto será o de permanecer imóvel para que captura possa ser produzida com qualidade.

Tomografia

Para que serve?

A tomografia fornece imagens mais precisas do que as do raio-x convencional, capaz de detectar alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente o método ideal para investigar nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais.

O que é meio de contraste?

Poderá haver a necessidade de se utilizar um meio de contraste a fim de aumentar a capacidade diagnóstica da região a ser analisada. O contraste é uma substância líquida a base de iodo, que será injetada na veia durante a realização a tomografia. Em alguns casos, poderá ocorrer gosto metálico na boca e calorões, que passarão em alguns instantes.

Como o paciente deve se preparar?

No momento da marcação do seu exame, a pessoa recebe algumas orientações sobre o preparo antialérgico, que devem ser seguidas rigorosamente. O paciente precisa informar se possui qualquer tipo de doença ou alergia.

Existe alguma forma do paciente ajudar?

O paciente possui um papel fundamental para o sucesso do procedimento. Quanto mais tranquilo e confortável estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem sucedido. Recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável.

Você deve permanecer imóvel e respeitar as solicitações feitas pelo técnico responsável. Caso seja necessário, você poderá se comunicar com o técnico durante a realização do exame.

AGENDAR EXAME