Dia Mundial do Coração

Você está em - Artigos e Notícias - Dia Mundial do Coração

O dia mundial do coração é celebrado  no dia 29 de setembro e serve para alertar sobre as doenças cardiovasculares de forma que as pessoas se sensibilizem e adotem hábitos mais saudáveis em sua vida.

As doenças cardiovasculares afetam anualmente milhões de pessoas, registrando somente no Brasil, cerca de 300 mil mortes anuais decorrentes direta ou indiretamente de patologias associadas ao sistema circulatório, como infartos, derrames e mortes súbitas.

Diversas empresas, organizações governamentais e não governamentais e instituições participam da divulgação dessa data através de notas, matérias e ações. Alguns exemplos são o Governo Brasileiro, a UNESCO e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Através de folheto informativo, a Federação Mundial do Coração alerta:

"frequentemente, a sociedade culpa o indivíduo por ter doenças cardiovasculares, - você fuma, come e bebe demasiado, não faz exercício! Mas os ambientes onde nós vivemos, trabalhamos e brincamos podem ter um enorme peso na nossa capacidade de tomar as melhores decisões para a saúde do nosso coração - especialmente em ambientes cada vez mais urbanos, que têm mudado os nossos estilos de vida e dietas"

A campanha dessa forma atenta para o ambiente urbano em que a grande maioria das pessoas está inserido, sem espaços verdes, sem a possibilidade de utilização de meios de transporte como bicicletas e lotado de “junk food”, tais fatores acabam criando uma vida onde as pessoas são expostas diariamente à alimentação de baixa qualidade, ao tabaco e outras drogas e ao sedentarismo. A campanha ainda chama a atenção de que "Todas as pessoas têm o direito a fazer escolhas saudáveis para o seu coração, independentemente do local onde vivem, trabalham e brincam."

A Dimagem apóia essa ideia e pede que seus amigos, colaboradores e clientes juntem-se a esse movimento mundial pela melhoria de vida de todos!

AGENDAR EXAME