Mais um ano, mais um outubro rosa

Você está em - Dicas de Saúde - Mais um ano, mais um outubro rosa

Se no primeiro semestre do ano temos o mês das noivas, representado por maio, em outubro temos outro marco feminino, um mês inteiro para fomentarmos a conscientização pública para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento iniciou-se na década de 90 e, ano a ano, vem se massificando ao redor do mundo através do apoio de inúmeras entidades públicas e privadas.

A primeira iniciativa de maiores proporções no Brasil foi em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, porém outros monumentos já aderiram a esse evento, como foi o caso do Cristo Redentor que adquiriu iluminação especial e ficou todo rosa em 2008.

Estima-se atualmente mais de 50 mil novos casos de câncer de mama em todo o país. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer pode ser tratado e curado em quase 100% dos casos, porém, mesmo com essa alta taxa de remissão, ainda é o câncer que mais mata ao redor do mundo.

Você também pode participar da campanha do Outubro Rosa com pequenos gestos: Um laço, um pequeno adesivo no carro ou uma conversa entre amigas sobre o assunto para expor a importância em se fazer exames de mamografia periodicamente.

AGENDAR EXAME